
Pensando neste aspecto o que me vem a mente como sugestão são as brincadeiras que faziamos quando éramos crianças, era muito divertidas e nos distraiamos pra valer. Decidi relembrar algumas e partilhar com vocês:
Brincadeiras FORA DE CASA :
- Bolhas de Sabão
Recomendável em dias quentes. Precisa-se de água, detergente, um canudo ou tubos de canetas sem tinta, e sair assoprando pro ae... Ahh , e tem muitos locais ondem vende os fazedores de bolas , e máquinas de bolha de sabão.... É LINDOOOO !!!
1- Pular Corda
Colocamos uma criança em cada extremidade da corda, as quais terão de ‘girar’ a corda de modo que ela forme ‘círculos’. Um participante fica no meio e tenta pular a corda, conforme os outros dois fazem com que ela gire.2- Telefone sem Fio
Nós faziamos muito com dois copos descartáveis ou algo similar ligados pro um barbate gigante , quando eram poucas crianças.
Cada uma das crianças deverá repetir a frase para o colega que está ao lado, deve falar o mais baixo possível para que os demais participantes não ouçam a frase. Isto deve ser feito até que chegue a última criança, quando isto acontecer ela deverá repetir em voz alta a frase para que todas ouçam. Quase sempre no final a frase nada tem a ver com a frase inicial, é muito divertido.
3- Queimada pela Bola

4 – Vire Estátua
Ponha uma música divertida, e inesperadamente pare o som e grite ‘Estátua’, os participantes deverão então parar exactamente na posição em que se encontravam no momento em que o som parou. Neste caso você que está no controle da brincadeira deverá brincar, fazer caretas para fazer com que os participantes deem risadas, perde quem não conseguir manter-se sério e como ‘estátua’.
5- Cinco Marias

6-Amarelinha

7-Batata quente

8- Pião
Um pião de madeira enrolado num barbante. Puxa-se a ponta do barbante e este sai rodopiando. A grande diversão é observar o pião rodando.
9- Passar anel
Os participantes ficam com as mãos juntas e um deles com um anel escondido. A pessoa que está com o anel vai passando suas mãos dentro das mãos dos outros participantes até escolher um deles e deixar o anel cair em suas mãos, sem que os outros percebam. Depois escolhe uma pessoa e pergunta-se “fulano, com quem está o anel?” e a pessoa escolhida deve acertar.
10- Bolinha de gude
Essa brincadeira tem várias formas de se jogar, como box, triângulo, barca e jogo do papão, onde os participantes devem percorrer determinados caminhos, batendo uma bolinha na outra e, ao final, acertar as caçapas

Escolha um local adequado e amplo, onde não tenha fios de energia elétrica. A pipa vai subindo com o vento e os gente fica observando-a ao longe. Eu adorava fazer pipas... Rss , meio muleque, mas eu fazia.
12- Quente ou Frio
Um adulto ou uma das crianças escolhe um objeto o qual terá de esconder sem que os demais participantes vejam. Enquanto os participantes fecha os olhos, a criança escolhida esconde o objeto. Após ter escondido, esta criança pede aos demais que abram os olhos e procurem pelo objecto na sala. Conforme os participantes forem se aproximando do local onde o objecto está escondido, a criança que sabe onde está o objecto vai dizendo:
Frio – Se o objeto estiver longe.
Quente – Se o objeto estiver próximo.
13- Corrida do ovo na colher
Corrida do ovo na colher: Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar com uma das mãos (ou a boca) uma colher com um ovo cozido em cima.
Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, sem derrubar o ovo. Se quiser variar, substitua o ovo cozido por batata ou limão.
14- Corrida do Saci ou Corrida dos sapatos
Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Na primeira linha, os corredores tiram os sapatos, que são levados para trás da outra linha, onde são misturados.
Dado o sinal, eles devem sair pulando com o pé esquerdo até a outra linha. Depois de calçar seus sapatos, devem retornar, pulando com o pé direito. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, estando calçado de modo correto.

15- Corrida do saco
Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve colocar as pernas dentro de um saco grande de pano e segurá-lo com ambas as mãos na altura da cintura. Dado o sinal, saem pulando com os dois pés juntos. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada.

16 - Dança das cadeiras
Forma-se um círculo com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma. Os assentos ficam voltados para fora. Coloca-se música e todos dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve sentar numa cadeira. Um participante vai sobrar e sair da brincadeira.
DIAS DE CHUVA :
Além de PINTAR, DESENHAR E COZINHAR TUDO MAIS QUE JÁ SABEMOS :

* Fantoches:
Apresentação de histórias com "marionetes, ou bonecos, podendo eles ser comprados ou confeccionados ( EU FAZIA COM MEIAS, BOTOES, PAPÉIS COLORIDOS, LÃ E GLITTER, E TUDO MAIS DE ARTESANAL...), para manipulação quando colocados nas mãos dos participantes.

*Cabra-Cega:
Um dos participantes, de olhos vendados, procura adivinhar e agarrar os outros. Aquele que for agarrado, passará a ficar com os olhos vendados.
* Sombras :
Nada mais nada menos que fazer sombra na parede. Esse link tem várias imagens que podemos fazer com as mãos:http://www.pititi.com/passatempos/sombras/sombras_chinesas.htm
* Origami:
http://www.comofazerorigami.com.br/
* Jogo da Memória:
Confeccione com iamgens e palavras de revistas, desenhos que as próprias kids façam.
Ponha toda a sua imaginação a funcionar. Crie a sua própria casa usando Lençõis, lanternas, almofadas, e tudo mais...
* Stop:
Dividir folha de papel em colunas e em cada coluna colocar tópicos chaves , por exemplo : Cidade, Animais, Frutas, Nomes e etc. No sorteio escolhe-se a letra que será usada na rodada. O primeiro que preencher todas as colunas fala : Stop, ai somoa-se pontos para palavras repetidas ou não.
* Barquinhos de Papel

1) folhas coloridas de papel. Folhas de revistas também dão um resultado incrível.
2) régua
3) tesoura
4) lápis
Faça Origames de Barcos e , faça concursos de assopro ´para ver qual barquinho chega primeiro.
* Dentro e Fora:
Todas as crianças toda vão para fora do tapete, ou seja para “Fora”.as crianças devem pular para cima do tapete (= “Dentro”) e quando falar a palavra “fora”, as crianças devem pular para fora do tapete (=“Fora”)
Quando isto acontece, as crianças que erraram são eliminadas desta rodada. Somente 1 será o vencedor.
* Gato-mia:
É necessário escolher um jogador que será o pegador na brincadeira. Esse sai da sala enquanto os outros se escondem. Apaga-se a luz e o pegador é mandado entrar. O objetivo é procurar alguém, dos que estão escondidos. O pegador pode tentar fazer ruídos ou dizer algo engraçado para que os "gatinhos" escondidos comecem a rir e sejam mais facilmente encontrados. Ao encontrar, o pegador diz:
- Gato, Mia!
O jogador pego deve miar, disfarçando a voz. O pegador então, deve tentar adivinhar quem está miando. Se ele acertar, o jogador pego passa a ser o novo pegador. Senão, o jogo recomeça com o mesmo pegador.
Espero ter ajudado com algumas idéias... No Youtube tem muita brincadeira disponível, então meninas, CRIATIVIDADE é a chave, nada melhor do que ENCARNAR a KID AGAIN !!!
Bye , See You Girls !!
Post fofo, útil e interessante!
ResponderExcluirBrigada, Nath! ;)
Muito legal seu post, Vanessa! :)
ResponderExcluirObrigada meninas !!!
ResponderExcluirLegal seu Blog Nathália!
ResponderExcluirAproveitei muitas informações, principalmente porque estou desenvolvendo um Projeto Brinquedos e Brincadeiras. Muito obrigada!
Continue na ativa.