sábado, 28 de janeiro de 2012

Quer ser au pair ? Pense nisso !

Gente não faz muito tempo que estou na family, mas em duas semanas  conseguimos definir muita coisa !


Desde que cheguei aqui , todos foram super cordiais, prestativos, me ajudam em tudo mesmo.
Quem sabe da minha história, sabe que esperei 1 ano para ser au pair e cheia de pedras no caminho.
Cuido de dois garotos um de 5 e outro de 9 anos de idade, todo mundo sabe  que garotos são mais energéticos que meninas na maioria do tempo.


Durante a primeira semana os avós ficaram aqui para me ajudar, ensinar dirigir na neve, pois os pais das kids são realmente muito ocupados !


Quero fazer este post , pois vejo muitos comentários no orkut, no face, de meninas que vem para o USA, achando que é só festa, diversão , viajem, e alegria. Se está pensando nisso, dê meia volta , e fique no Brasil.
As coisas aqui são totalmente diferentes do Brasil. A começar pelo relacionamento com as pessoas e familia.


Quando tomei a decisão de ser au pair, a primeira coisa que fiz foi descobrir o que era a rotina de uma au pair, os direitos e as responsabilidades.
E são muitas responsabilidades, bem mais que R$, diversão e boa vida.
Vim para cá com uma opinião formada: Estou indo TRABALHAR, ESTUDAR E MELHORAR MEU INGLÊS. Não vim para cá pensando  se a cidade onde vou morar tem mais baladas, mais amigas . 
Vejo que a maioria das garotas, deixam de fazer MATCH com famílias boas, pois só querem vir conhecer o USA , e não cumprir exatamente o programa.



Existem familias loucas? Sim, e muitas. Mas existe au pair louca e desinformada ? Sim, mais que familias. Pode ter certeza disso.
Meninas fechando com a 1 family, sem saber muito sobre eles, rotina. amigos, escola. faculdade, cidade, só fecham porque escutam a frase: Nao tem curfew, tem carro, e a cidade tem bastante coisa. A maioria não escuta: vc vai cuidar de um bebê, vai ter que dirigir com crianças no carro, você é responsável pela vida deles.


Meninas, por favor não achem que ser au pair é fácil : Ah, eu amo criança! Amar criança é fácil quando você não tem que trocar frauda cheia de cocô, aguentar grito, birra, manhas, brigas, frescuras costumes, isso tudo num idioma, e numa cultura totalmente diferente da sua. Não é fácil não! 
É ruim não entender as pessoas por completo, pois não entende o idioma. É ruim suportar desaforo e ser a "intrusa" na casa de alguém.
Por mais que digam, não é a sua casa. E você vive com seu chefe, vai ter que engolir sapos e rãs  e lagoas inteiras.


Quando você chega na casa da familia, e se vê sozinha com as crianças é ai que você se dá conta da dimensão da coisa. Tem au pair que vive de rematch, porque todas as familias eram ruins ? Não, porque não teve paciência de escolher, avaliar antes de viajar, simplesmente fechou e borâ, tô indo pro USA, uhull!
Liberar o carro é coisa de tempo minha gente, até na minha casa com meu pai lindo foi assim: um pouco por dia... e a confiança foi aumentando. Tem menina que nem usa carro no Brasil e vem pra cá querer andar de carro automático da family : hellooo querida , acorda pra vida. Sair com os amigos, okay,  mas as vezes é bom se envolver com  a family em certas coisas.
 
Limpar coisas na casa, no Brasil, eu lavava louça, passava pano, limapva vidro, fazia o tudo em casa, aqui não tem que fazer nada disso, e não cai a mae de ninguém por uma louça na maquina de lavar.  recolher coisas espalhadas pela casa. Afinal você vive aqui.
O que quero dizer é, não é só fazer o que a family quer, NÂO, é saber equilibrar, sair com os amigos, apresenta-los pra family, e  as vezes participar das coisas familiares também, isso evita muita coisa, como por exemplo: homesick e comentários do tipo" essa au pair só veio se divertir".
Quem tem kid pequena sabe, eles querem que vocÊ vá com eles para todo lugar, e é ai que surgem muitas oportunidades.


Sejam equilibradas e centradas. Faça o seu trabalho, aquilo que você aceitou quando conversou com eles antes de vir pra cá. Afinal eles pagam seu salário, Ah é pouco, mas você soube e aceitou quando decidiu ser au pair deles. "Eles me fazem de escrava" ou vocÊ estava mais preocupada em fazer amigos em NY ao ouvir a rotina das kids ?? Pense bem... Pense com cuidado. Evite Rematch.


Nem tudo é sofrimento e trabalho. DIVIRTA-SE no seu tempo off, faça nada, durma o dia todo, vá pra balada, vá conhecer lugares diferentes. 
Aprenda a ser TOLERANTE E PACIENTE, APRENDA OUVIR E ACEITAR.


Você pode escolher ser a "funcionária" e tá nem ai pra familia depois do seu "expediente", ou pode ser parte da familia. Eu  particularmente escolhi ser parte da familia, mesmo com os problemas e coisas que não gosto. Isso me deixa mais distante de uma homesick e me faz me sentir melhor. Isso faz com que eles GOSTEM de mim, e me respeitem como membro da familia.


Não tem preço quando você vai pra igreja no domingo  de manhã e sua kid desenha a family e você e diz:
" Mommy, Nathália is party of our family now, right ? "
Quando seus hosts dizem que as crianças dizem que te AMAM.
Quando sua host te abraça e agradece porque você fez o jantar quando ela chegou tarde.
Quando agradecem porque você lavou a louça.
Quando te chama pra passar suas férias com eles, e decidem pagar por isso.  Uhullll CARIBE HERE I GO !
Quando repetem mil vezes para você entender.
Te mandam e-mail pedindo desculpa pelas crianças serem "terriveis".
Ficam do seu lado quando precisam dizer : Não, OU impor LIMITES nas kids.


Muito disso pode ser conquistado com um aquela famosa história: POLITICA DA BOA VIZINHA: trate-os bem, e eles vão te tratar bem.
A maioria das au pair bem sucedidas aqui, que tem 'BOAS' familias, foram au pair MADURAS o suficiente para se ADAPTAR  as REGRAS, FAMILIA, AMIGOS E VIDA.


Então, girls, decidam o que querem ser antes de chegar aqui, e melhor, se realmente estão preparadas para isso. EMPOLGAÇÃO passa rápido, e ai os problemas podem parecer maiores do que são.


Graças a Deus, estou numa familia ótima. Mas eu estava disposta morar longe, se a familia fosse boa, nao ter carro se a familia fosse boa, fazer hora extra se a familia fosse boa.
Tive paciência e a familia boa me escolheu. Saiba ser paciente e conciente.
Bye !!!!

9 comentários:

  1. Que post mais legal, Nath!! Pura verdade! Tem au pair q vai só pensando em se divertir e qnd dizem q querem fazer parte da família nao lembram q na SUA família no Brasil incluem lavar louças, limpar a casa etc e tal. Tb vou ser au pair e já tou bem consciente do q vou fazer por láa. Beijos e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Silvana Rêgo, obrigada !
    As pessoas tem que vir pra cá concientes do que é ser au pair !
    Espero ajudar !
    Obrigada por ler meu blog !

    ResponderExcluir
  3. Com certeza! Ainda não sou au pair, mas eu penso exatamente assim. Vejo muita menina falando "Quero ficar perto de NY. Não quero cidade pequena. Não quero isso. Quero aquilo". Olha, não tenho muita coisa em mente, quando uma família aparecer vou ver tudo e se for legal, ótimo!
    Além disso, tenho na cabeça que não será fácil não, que vão ter momentos complicados, mas que também terão momentos maravilhosos.
    E eu quero ser parte da família! Com certeza!

    Amei o post. ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nah! Adorei, vc falou TUDO! Embarco dia 12/03 para meu ano de Au Pair. Tenho 24 anos, então já sou mais madura.. vou cuidar de 5 kids e quero realmente fazer parte da família, não apenas cumprir horários. Bom, continue postando, vc escreve mto bem! Boa Sorte! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amei seu post Nathalia, faço minhas as suas palavras.
    Pensei bem antes de decidir ser au pair sempre procurei pesquisar ler td sobre rotinas e se erra isso q eu keria para mim. Então decidi q sim era o q eu keria, se tornar parte de uma hf e nao soh cuidar das kids e se divertir, acho q nao eh minha prioridade. Amei seu post.
    bjos fik com Deus

    ResponderExcluir
  6. Nossa, passei quase 8 meses no processo e desisti, admiro bastante as meninas que encaram essa empreitada, pois não é nada ´fácil.

    abraços querida

    ResponderExcluir
  7. Oie Nathalia
    Adorei o post!
    Realmente tem pensar em tudo antes de aceitar o programa!
    Bjao

    ResponderExcluir
  8. Oi Nathália, tudo bom?
    você falou tudo o que eu estou imaginando da minha vida de au pair: pode não ser as mil maravilhas, mas se eu tiver paciência e flexibilidade, as coisas podem ficar melhores.
    Estou há 1 mês online pela APIA, até o momento só tive duas notificações de duas famílias e uma ligação. Provavelmente, certamente rsrs, quando eu chegar aí, você ainda estará nos EUA. Então, vamos trocando figurinhas, viu?
    Beijos, boa sorte,. muuuita paciência, divirta-se bastante, e é linda aquela primeira foto da casa com neve, que paisagem hein!
    hey me add no blog, assim que eu tiver novidades ou alguma dica, vou postar lá.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Nathalia! Obrigado por compartilhar =)

    Se achar interessante confere depois a nossa comunidade..

    http://www.nyaupairs.com/

    ResponderExcluir